quinta-feira, 21 de junho de 2012

Primeira Convocação e Expectativas


O fato de o resultado final ter sido adiantado pode ser um bom sinal, revela que há realmente certa urgência nas contratações e de que a primeira chamada pode ocorrer bem rápido. 


A imprensa e a própria caixa estão divulgando várias notícias sobre o resultado final e o concurso em si, inclusive uma de que, com o resultado final, e o fim do cadastro reserva para o macro DF, as convocações poderiam começar a partir de segunda feira, dia 18. Veja notícia aqui

Quando o resultado parcial foi divulgado, muitos ficaram consternados pelo fato de às vezes 1 questão ter derrubado o candidato mais de 200 posições no ranking final, ou aquela questão de Conhec. Bancários que te jogou 50 posições por causa do critério de desempate. É claro, o ideal é ser chamado o mais rápido possível, mas o fato da prova ter adotado esse modelo mais fácil em relação ao BB e ao concurso anterior CESPE, mostra que o objetivo era aprovar um bom número de candidatos.

Se não houvesse interesse na formação de um volumoso cadastro, provavelmente a prova teria outro formato e a nota mínima da redação poderia ser 7, o que derrubaria muita gente.  Se eu comandasse o certame, buscaria um modelo de prova e cadastro que considerasse as necessidades de contratações e a rotatividade de funcionários, nos dois anos de validade do concurso; de modo contrário, o resultado final seria uma falsa esperança.

Contingência. Rotatividade e Expansão


Basta conversar com alguém que trabalha na Caixa para saber a situação, principalmente em Brasília. Não foram nem uma, nem duas, nem três pessoas que me falaram com todas as palavras que está faltando gente. Vira e mexe alguém posta no facebook mais indícios, claro, todos queremos saber o número de pessoas, mas a questão é de que, se na última prova os aprovados no macro DF foram chamados, é de se esperar que com a nova política bancária do governo federal, o mesmo número de contratações seja garantido.

Minha bola de cristal


A primeira chamada pode dar uma boa noção, apesar de que duvido que haja certa constância nas contratações. Há feriados, final de ano e limitações operacionais que podem fazer esse número variar. 


Eu, por exemplo, tenho outros compromissos profissionais até o final do ano. Estou um pouco depois da posição 500; então, quem sabe o ritmo de 100 contratações por mês não me traga um bom presente de natal.


We can only go the way the wind blows...


Nenhum comentário:

Postar um comentário