quinta-feira, 5 de julho de 2012

FUNCEF - I

Olá pessoal,

Apesar do salário do banco não ser um dos mais atrativos no mundo dos concursos públicos, os benefícios do Banco chamam bastante atenção. O principal dele é a aposentadoria privada, fundo de pensão, ou caixa dos servidores, como queriam chamar.

FUNCEF É um Fundo de Pensão privado administrado, em parceria, pela Caixa e pelos contribuintes. Na verdade, pelos Sindicatos e órgãos que indicam os funcionários da Caixa que participam dos órgãos decisórios.

O site da FUNCEF tem muitas informações e cifras, que não perderei tempo destacando. O fundo é gigantesco, um dos maiores da A.L, dono de bancos, empresas privadas, prédios, empresas de telefonia, pedágios rodoviários, e todo tipo de investimento que vocês puderem pensar...

O fundo de pensão funciona como uma promessa: deposite parte do seu dinheiro todos os meses, trabalharemos com ele no mercado à uma taxa simbólica, e garantimos possibilidade de resgate total ou parcelado ao fim de vários anos - a sonhada aposentadoria.

Vendo por esse lado parece um tanto demoníaco, mas os fundos são regulados pela SUSEP, ou seja, se o fundo não estiver fazendo o trabalho dele, ele pode ter sérios problemas com o governo. Além disso, apesar dos escadânlos que surgiram nos Fundos [basta procurar no google], eles ainda são atrativos.

A pergunta que importa: Vale a pena?

Nos próximos posts vou tentar responder essa pergunta, mas sem muitas coisas técnicas.

Não sou economista, nem tenho formação atuarial, então as informações que vou expor são apenas as minhas percepções quanto consumidor, poupador e um futuro pequeno investidor, já que aderindo ao FUNCEF, você 'investirá' 12% da sua renda todos os meses, até o dia em que sair do Banco.

O segundo texto dessa série [FUNCEF - II - No curto prazo] será uma análise útil para os que já tem o banco como um trampolim, em virtude de outros concurso, algo corriqueiro em Brasília. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário